sábado, setembro 29, 2012

A Educação Precisa de Respostas !



A nova campanha institucional do Grupo RBS "A educação precisa de respostas"  tem o objetivo de provocar o tema EDUCAÇÃO, conscientizar os públicos e ir em busca de respostas, estimulando a ação individual e coletiva. Peças de TV, rádio, jornal e internet estão calcadas em seis perguntas provocadoras elaboradas por uma equipe multidisciplinar a partir das metas da entidade Todos pela Educação. 

A seguir uma das perguntas enviadas pelos internautas:


Na minha opinião, tanto na condição de pais quanto de educadores, precisamos pensar que as crianças dos dias de hoje não são mais como as crianças de vinte anos atrás. As crianças da nova geração já nasceram com o acesso facilitado às novas tecnologias dentro de casa, desde o controle remoto da TV, até controles de videogames e telefones celulares.

Acredito que este seja um dos principais motivos pelo qual, atualmente, há um choque de realidade nas escolas. A maioria das escolas do mundo todo parou no tempo e ainda temos, salas de aula e metodologias iguais ao que era praticado em séculos passados.

Mas o que aconteceu ? Por que os estudantes estão desmotivados ? Por que a educação e as nossas escolas pararam no tempo ? Essas são perguntas complexas, mas que podem nos mostrar indícios de que algo precisa ser mudado.

Na minha opinião, uma das alternativas para melhorar a qualidade da educação e evitar a falta de interesse dos estudantes é, sem dúvida, o uso das tecnologias em sala de aula. Mas o uso por si só não oferece melhoria na qualidade nem evita a falta de interesse dos estudantes. Precisamos ter professores inseridos no que chamamos de "cultura digital", que saibam utilizar as tecnologias e que consigam motivar os estudantes a estudarem usando as novidades tecnológicas.

As tecnologias na sala de aula são importantes, porque vivemos numa sociedade em rede. No entanto, as tecnologias precisam ser usadas de forma adequada, com professores preparados para o uso pedagógico, trabalhando com projetos de aprendizagem de interesse dos estudantes. Isto é, projetos que tenham significado para as crianças e que elas consigam relacionar o que estão estudando com a vida prática. Em paralelo ao desenvolvimento dos projetos de aprendizagem, a criança aprende sobre matemática, física, química, história, geografia, português, como consequência dos estudos sobre um assunto de interesse dela mesma. 

Trabalhar com projetos de aprendizagem na sala de aula não é fácil, mas acredito na formação permanente dos professores. Pois, não há tecnologia que resista a professores com formação deficiente. Defendo a ideia de que antes de mais nada, os professores precisam ter formação especializada, acompanhamento pedagógico constante, e a escola precisa estar inserida na cultura digital.

Cristiane Koehler.
São Leopoldo-RS

2 comentários:

Carolina Cosme disse...

Sabe, Cristiane, eu fiquei pensando, lendo seu post, nas discussões que temos durante as aulas do Mestrado em Linguística ali na Unisinos: é importante 'aplicar' tecnologias em sala de aula, mas em que local estão ficando as tecnologias digitais nas formações dos professores? Acredito que você tocou realmente em um ponto nevrálgico: não basta levar a tecnologia para a escola, é preciso torná-la recurso didático da construção de redes (inclusive as de conhecimento). :)

Cristiane Koehler disse...

Oi Carolina, pois é isso mesmo, precisamos discutir e sugerir que os cursos de licenciaturas - que são para formar professores que trabalharão nas escolas - que o currículo desses cursos contemplem a vivência do uso das tecnologias como ferramenta para a aprendizagem dos estudantes. Caso contrário, de nada adianta o governo comprar computadores, notebooks, tablets, pode ser a tecnologia que for, mas se o professor não consegue visualizá-la como sendo uma ferramenta nas suas aulas, assim como o livro didático e a biblioteca, não há possibilidade da situação mudar. As escolas estão com computadores, mas muitas vezes, estes computadores estão numa sala fechada - o laboratório - onde precisa reservar horário. E, quando a turma vai ao tal - laboratório - o professor não sabe como lidar com o estudante, pois o estudante muitas vezes, sabe mais sobre o manuseio prático da tecnologia do que o professor. Isto assusta o professor sem capacitação, sem formação e o computador passa a ser um entrave para este docente. É necessário, sim, um programa de formação de professores para o uso das novas tecnologias, com urgência. Abraço e obrigada pela possibilidade de discutir o post contigo. []s