sexta-feira, abril 26, 2013

Avaliação da Aprendizagem em Espaços Virtuais: Estudo e Proposta de subsídios para a Educação Online !




Passo por aqui para registrar o título provisório da proposta de Tese de Doutorado que estou em processo de escrita. Para chegar até esse título foram muitas leituras, discussões e vivências pessoais (na condição de estudante e de professora) relacionadas ao tema "avaliação da aprendizagem".

A partir deste momento, convido a todos que visitam este Blog para conversarmos sobre o tema em questão. E para começarmos esta conversa, gostaria de saber o que vem à mente, de cada um de Vocês, quando ouvimos as palavras: "avaliação da aprendizagem" ?

Vocês podem comentar aqui mesmo no Blog, no espaço dos comentários, pretendo iniciar e manter um diálogo com pessoas, que assim como eu, tenham interesse nesse tema de pesquisa. 

Vambora ? :) Quem começa ?
[]s
Cristiane Koehler.


Um comentário:

Tatiana do Amaral disse...

Oi, Cristiane. Será um prazer poder dialogar contigo sobre esta temática. Acho que pensar na avaliação da aprendizagem em espaços virtuais requer uma reformulação do conceito tradicional de avaliação, ainda adotado na maioria das escolas, que está centrado numa valorização quantitativa do saber. É preciso repensar a avaliação e os seus métodos tendo em conta as novas demandas sociais da sociedade atual e a incorporação das novas tecnologias no cenário educativo. Uma das grandes vantagens do ensino em espaços virtuais, na minha opinião, é a possibilidade de realizar um trabalho individual com os alunos atendendo seus diferentes estilos de aprendizagem e, ao mesmo tempo, desenvolver competências baseadas no trabalho colaborativo, nas discussões, reflexões e realizações de projetos em grupos. Estas dinâmicas de trabalho nos permitem dar um novo significado ao processo de avaliação. Em ambientes virtuais de aprendizagem contamos com formas inovadoras de conhecimento e possibilidades de documentação e análise para a avaliação, o que nos permite observar as mudanças ocorridas no desempenho dos estudantes ao longo do curso. Felizmente a realização de projetos e estudos, como o teu, Cristiane, estão ajudando a transformar o cenário educativo tanto do ensino online como das escolas públicas que estão começando a incorporar as TIC no seu processo educativo.