sábado, novembro 11, 2006

Mulher de Costas - Márcia Tiburi


sexta-feira, 3 de novembro de 2006.
Não poderia deixar de indicar aos visitantes desse blog, uma passadinha na Feira do Livro de Porto Alegre. Uma das minhas dicas da Feira é o mais novo livro da gaúcha, filósofa e artista plástica Márcia Tiburi.

A gauchinha aí publicou o segundo volume da trilogia Íntimo, chamado A MULHER DE COSTAS - Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2006.
A Mulher de Costas é inspirado na lenda gauchesca da Salamanca do Jarau contada por Simões Lopes Neto, autor gaúcho do começo do século 20.
Márcia Tiburi é filósofa, graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela UFRGS. Em A Mulher de Costas, a gaúcha Marcia Tiburi traça uma nova visão de uma cultura e de uma região. Reconstruindo a mitologia pampiana e as Lendas do Sul de João Simões Lopes Neto, marcadas pelas guerras fronteiriças e uma inabalável imagem masculina, ela inclui finalmente o discurso feminino numa narrativa épica. Sua personagem é um ser híbrido, princesa moura e salamandra, metamorfoseando-se enquanto atravessa um vasto deserto: a mulher, mitificada e incompreendida, está de costas porque não consegue se encarar, não sabe ao certo o que tem de mito e o que tem de humano. Porém, seguindo o seu caminho, torna-se capaz de encontrar uma voz própria em um cenário marcadamente masculino. Reduzindo, assim, a sua distância e crescendo como ser.
Vale a pena conferir.
Cris Koehler.

Nenhum comentário: