sexta-feira, dezembro 08, 2006

Sobre a Difícil Tarefa de Ser Homem !

Do Blog da Carla Rodrigues
Nos novos modos de viver em família, até agora foram as mulheres que lideraram as transformações. Os homens foram incorporando mais lentamente as mudanças na ampliação da sua masculinidade, a partir do exercício de uma paternidade diferente da tradicional, que mantinha pais e filhos afastados. No exercício dessas novas parternidades se encontra os homens que desejam maior contato físico com os filhos, mais dedicação de tempo, acompanhamento do crescimento dos bebês e compromisso afetivo de forma carinhosa.
Os estudos recentes sobre as chamadas “novas paternidades” indicam que o exercício da paternidade indicam que o exercício da paternidade não provê uma ampliação da subjetividade masculina, ou seja, eles não se percebem a si mesmos mais masculinos, ao contrário, conversam o temos de que o desempenho desse tipo de paternidade os assemelhe a uma feminilidade clássica.
Trecho de excelente artigo da psicóloga Mabel Burin, no qual ela descreve o que chama de conflito de ambivalência nos homens: de um lado, a necessidade de seguir sendo um dos principais provedores econômicos da família para garantir sua masculinidade e, de outro, uma intensa motivação para encarar as transformações como uma oportunidade de exercer uma paternidade diferente. Enfrentam-se, segundo ela, duas lógicas distintas: a do mundo do trabalho e a da intimidade dos vínculos afetivos.
Imperdível.
Cris Koehler.

Nenhum comentário: