segunda-feira, novembro 12, 2007

CIQEAD 2007 !

CIQEAD - Congresso Internacional de Qualidade em Educação a Distância
12 a 14 de Novembro de 2007
Unisinos - São Leopoldo/RS
Hoje participei da abertura do evento com a Palestra:
A EaD no Brasil - Secretaria da Educação a Distância / SEED, ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Bielschowsky, atual Secretário da EaD/MEC.
A palestra teve um tom informativo, onde o secretário apresentou as atuais Políticas Públicas para a EaD no Ministério da Educação, dentre elas: Proinfo, e-tec Brasil e a Universidade Aberta do Brasil.
Os dados apresentados que mais me chamaram atenção foram as matrículas no ensino técnico que não passam de 746 mil e que no ensino superior, o Brasil tem apenas 13% dos jovens entre 17 e 24 anos frequentando uma Faculdade.
Na minha opinião são dados alarmantes, pois num país pobre como o nosso, todas as pessoas, digo todas deveriam ter acesso à Escola pública.
Uma nação digna não se constrói sem Educação.
E essa também parece ser uma preocupação do MEC, por isso do incentivo e da aplicação de recursos na EaD.
A palestra seguinte foi do Prof. Dr. Paulo Maria Bastos da Silva Dias, do Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho – Braga – Portugal, que palestrou sobre:
Humanidade em Rede: mais que uma questão de Alfabetização e Inclusão Digital, um compromisso com a cidadania
O Prof Paulo Dias trabalha com Educação e Tecnologia Educacional, e comentou muito sobre a Partilha, a Participação e a Cidadania Digital. Comentou que as Comunidades de Aprendizagem precisam de intencionalidade, objetivos bem claros e a colaboração, pois segundo o professor, este é o meio para aprender sobre e a tornar-se membro da comunidade - através da Mediação Colaborativa.
O Professor ainda comentou que ser membro de uma Comunidade de Aprendizagem significa participar das práticas sociais e culturais do grupo e interagir com os Objetos de Aprendizagem, por meio dos processos de Mediação Colaborativa ... onde se tem de considerar o Contexto, as Experiências e a própria Mediação Colaborativa.
Salientou que "a tecnologia pela tecnologia não tem sentido, o que importa é a Interação, a Partilha, a Participação, assim as pessoas terão Voz Social e consequentemente, Cidadania Digital".
Adorei a palestra e depois a discussão mediada pela profa Liane Tarouco da UFRGS.
Quem puder conferir o CIQEAD ... vale a pena ...
Cris Koehler.

Nenhum comentário: