domingo, novembro 11, 2007

O Papel do Professor em Contextos de Ensino On-Line: Problemas e Virtualidades (comentários do texto de Lina Morgado - 2001)

Estamos vivendo uma nova era, a Era do Conhecimento.
A dinâmica do mundo atual tem exigido que as pessoas estejam sempre em busca de mais e mais informações.
Quando se fala em Educação, tem-se uma nova modalidade de ensino, a Educação a Distância.
Esta é uma modalidade de ensino, semi-presencial ou totalmente a distância, onde os envolvidos - alunos e professores - se encontram virtualmente pela Internet.
Estes encontros acontecem por meio de softwares, ambientes virtuais de aprendizagem, e-mail, chat´s, fóruns de discussão, entre outras ferramentas de comunicação.
Para isso, tanto alunos quanto professores, devem estar conscientes do seus novos papéis no ensino por meio da Educação a Distância.
Muitos autores e estudiosos, têm discutido sobre o novo papel do Professor em ambientes de Ensino On-Line.
Nesse contexto surge a Universidade Virtual, a Escola Virtual, a Sala de Aula Virtual, o Aluno Virtual e o Professor Virtual.
Todos inspirandos em modelos presenciais, mas que estão atuando em Espaços Virtuais, mediados pelo computador.
Uma das características principais do Ensino On-Line é a Interação, que possibilita um tipo de aprendizagem discutida e defendida nos paradigmas construtivistas.
Acredito que o modelo de Ensino On-Line deve ser centrado no Aluno. Isto é, o ensino deve ter como objetivo principal alcançar o Aluno e não o Professor. Esse modelo centrado no Aluno baseia-se na auto-formação e auto-aprendizagem. Nesse modelo, as aulas devem ocorrer na sua totalidade on-line e consistir num conjunto de atividades e trabalhos colaborativos, bem como na disponibilização de recursos de aprendizagem, baseadas em discussões, no acesso e processamento de informações e na realização de determinadas atividades.
Os autores Palloff & Pratt (1999), consideram que o sucesso de um grupo depende da competência do professor tutor enquanto facilitador, do seu conhecimento do contexto virtual, dos conteúdos e das técnicas e metodologias utilizadas.
Eu, particularmente, concordo plenamente com os autores, pois o professor tutor tem de ter um perfil diferenciado, de acordo com o novo contexto de ensino e aprendizagem. O papel do professor tutor é diferente do papel do professor em sala de aula tradicional e o professor tutor tem de estar preparado para isso.
Concordo plenamente com a autora Lina Morgado, quando ela comenta que: "O verdadeiro potencial dos cursos a distância se fundamenta nas interações que possibilitam a aprendizagem colaborativa", e na minha opinião, o professor tutor tem de estar preparado pedagogicamente para realizar efetivamente o seu papel. E acredito que cabe, sim, ao professor tutor, estar atento a todos os processos, atividades e acontecimentos, monitorando o nível de participação e envolvimento dos alunos, no sentido de prevenir as possíveis desistências, atrasos, agindo antecipadamente para resolver os problemas.
Finalmente, na minha opinião, como em qualquer curso, em qualquer modalidade de ensino, seja presencial, a distância, ou semi-presencial, o curso tem de estar amparado por um Projeto Político Pedagógico que deve nortear todas as ações do mesmo. Por outro lado, todos os professores, sejam eles presenciais ou professores tutores, devem ter as diretrizes pedagógicos do curso "correndo nas veias". Isto é, o professor tem de saber do curso como um tudo, os seus objetivos gerais, o perfil do aluno a ser formado, para poder inserir a sua unidade curricular, a sua disciplina dentro desse curso de acordo com os objetivos norteadores.
Acredito que o papel do professor, seja presencial ou tutor on-line, tem de ser repensado para este novo século. Os professores não podem mais atiar como atuavam há 20 anos atrás.
Os papéis mudaram.
O professor tem um novo papel nesse novo milênio.
E os alunos também.

Referência Bibliográfica:
MORGADO, L. (2001). O papel do professor em contextos de ensino on-line: problemas e virtualidades. In: Discursos. Série, 3. Universidade Aberta, 2001. p. 125-138. Disponível em: http://www.univ-ab.pt/~lmorgado/Documentos/tutoria.pdf. Acesso em 05/06/2006.

PALLOF, R.M.;PRATT, K. (1999). Building Learning Communities in Cyberspace. Effective strategies for the Online Cassroom, San rancisco, Jossey-Bass Publishers.

Cris Koehler.
(reflexões acerca de artigos discutidos no Curso de Tutoria On-Line - ministrado pelo SenacEad).

Um comentário:

Werciley Silva disse...

Olá Professora, excelente este material. Trabalho com formação de tutores para EAD e sempre estou utilizando este material da Lina Morgado. Parabéns pelo Blog.
Um abraço.
Werciley Silva
http://www.eadvirtual.com.br