sexta-feira, novembro 09, 2007

"Quer conhecer uma pessoa, dê poder a ela"

Este foi o título do artigo publicado em Zero Hora, na página 27, do dia 09/11/2007, pelo universitário Fausto de Abreu Soldatelli. Esse texto me chamou atenção pelo que o autor escreveu:
"Por meio da educação, os povos evoluem e as populações ampliam seus valores"
Isto é realmente a mais pura verdade, pois acredito que a Educação não é um valor econômico, um investimento, um produto, mas sim um valor humano. A Educação é algo que se constrói na caminhada, no dia-a-dia, de acordo com a história de vida de cada um, com o convívio diário entre colegas e com as trocas com os professores.
Na minha opinião, a Educação tem papel fundamental na formação de uma Nação digna.
Hoje em dia, estamos vivendo e convivendo com escândalos e mais escândalos que mostram o lado oculto de certas pessoas.
O poder é magnetizador, a maioria das pessoas aspiram por poder. O ser humano deseja o poder incansavelmente. O poder da influência, da sedução, do dinheiro, do amor, da cura, o poder pessoal, ... Porém, há uma unanimidade universal: onde há poder, há corrupção.
Segundo o autor, o poder revela uma ética escondida, às vezes não muito definida, nem praticada.
A Educação tem um papel indispensável a desempenhar no balizamento das condutas sociais e no comportamento humano. Sem Educação é difícil incutir o comportamento ético na população, e sem ética um país marcha às cegas perdido em seus valores e o conceito grego de democracia fica difícil de ser entendido e praticado.
Para pensar nesse final de semana que se inicia.
Cris Koehler.

Um comentário:

Débora Elman disse...

Cris, fiquei muito emocionada com teu comentário no modanaacademia. O teu jeito (e risada) já faz parte das coisas boas de todos os dias.