sábado, outubro 30, 2010

"Aprendizagem em Ambientes Virtuais: o olhar do aluno sobre o próprio aprender !"

Alexandra Lorandi Macedo
Patrícia Alejandra Behar

Resumo

O presente artigo aborda a concepção do aluno sobre a própria aprendizagem
ao utilizar ambientes virtuais e, para isso, considera as vivências do sujeito neste tipo de ambiente. A plataforma ROODA sustentou a coleta de dados que foi realizada com alunos do curso de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A teoria de Jean Piaget foi o referencial utilizado durante o desenvolvimento da pesquisa. As conclusões apontam para uma concepção de aprendizagem que ultrapassa a simples utilização do virtual e indica, como significativo, o trabalho que atinge diretamente as estruturas cognitivas.

Palavras-chave: aprendizagem, ambiente virtual, educação a distância.

Texto Completo

Alexandra Lorandi Macedo - É Pedagoga, Mestre em Educação (PPGEDU/UFRGS) e pesquisadora no Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/UFRGS). E-mail:a.macedo@terra.com.br.

Patrícia Alejandra Behar - É
Doutora em Ciência da Computação, professora da Faculdade de Educação/UFRGS, do Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFRGS) e do Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE/UFRGS). Coordenadora do Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NUTED/UFRGS). E-mail: pbehar@terra.com.br.

Nenhum comentário: