quarta-feira, outubro 27, 2010

"A Evolução das Estruturas Cognitivas e o Papel do Senso Comum"


Júnior Saccon Frezza
Tania Beatriz Iwaszko Marques

Resumo
Há muitas teorias que tentam explicar a possibilidade de conhecer. Se há muitas teorias é porque esse é um tema desafiador que merece grande atenção. O Empirismo, que entende a mente como uma máquina fotográfica registrando o real tal e qual, sem nada a acrescentar a ele, vê o sujeito como tábula-rasa. O Apriorismo, por sua vez, tem a noção de que a mente humana já é algo pronto, acreditando que a criança nasce com todas as estruturas perceptivas, sendo papel da maturação desperta-las.

No entanto, acreditamos ser o conhecimento construído pelo sujeito, sendo este agente de sua aprendizagem, e não um ser passivo, como julgam o Empirismo e o Apriorismo. Com isso, tem-se o Construtivismo, cuja base teórica é a Psicologia Genética, fundamentada em uma epistemologia interacionista. Se o conhecimento é construído, então as estruturas também são e se desenvolvem tanto em aspectos biológicos quanto cognitivos. As estruturas evoluem, isso quer dizer que os conhecimentos por ela assimilados também podem evoluir. É o que afirma Piaget quando menciona os estádios do desenvolvimento intelectual do sujeito. Além disso, contrário a que muitos acreditam, Piaget considera a influência da sociedade como um dos fatores do desenvolvimento intelectual do sujeito. E é justamente nessa interação com a sociedade que o sujeito constrói conhecimentos fundamentados, muitas vezes, no senso comum. De acordo com o Construtivismo, as estruturas evoluem, passando de um patamar para outro. Então seriam os conhecimentos dosenso comum base para a evolução de conhecimentos formais?

Palavras-chave: Construção de Conhecimento, Senso comum, Estruturas Cognitivas, Epistemologia Genética, Jean Piaget.

Texto completo

Júnior Saccon Frezza - É professor substituto de Física na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É licenciado em Física pela Universidade Federal de Pelotas e atualmente é aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Endereço físico: Avenida Bento Gonçalves, 9500, Caixa Postal 15051, 91501-970 - Porto Alegre, RS. E-mail: juniorfrezza@yahoo.com.br

Tania Beatriz Iwaszko Marques - É professora de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É doutora em Educação e Psicóloga pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e atualmente é integrante do NEEGE. E-mail: taniabimarques@bol.com.br

Volume 2 Número 3 – Jan-Jul/2009 278
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