sexta-feira, novembro 19, 2010

"Competências: desafios para alunos, professores e tutores na EAD"

Mary Lúcia Pedroso Konrath
Liane Margarida R. Tarouco
Patricia Alejandra Behar

Resumo

O espaço de sala de aula da educação a distância (EaD) e os papéis assumidos no grupo são diferentes das aulas presenciais e exigem habilidades e competências apropriadas. As diferenças estão ligadas ao uso das novas tecnologias, as quais dão suporte ao processo de ensino-aprendizagem, assim como proporcionam uma nova interação em termos de tempo e espaço com relação ao objeto de estudo/conhecimento. A complexidade dos processos envolvidos em uma concepção teórica, pautada na mediação pedagógica nos fez levantar e propor com base em nossas experiências como pesquisadores desta modalidade, competências mínimas necessárias para o papel de aluno, tutor e professor virtual. A base conceitual que compõe a presente pesquisa foi realizada envolvendo os conceitos de mediação pedagógica, competências e EaD. A partir dos estudos realizados e das experiências teórico-práticas como pesquisadoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, organizou-se como resultado desta pesquisa, um mapa composto pelas competências mínimas necessárias para cada um destes papéis.

Palavras-chave: EaD, aluno, tutor e professor virtual, competências.

Texto completo

** Mary Lúcia Pedroso Konrath, Pedagoga, Especialista em Informática na Educação, Mestre em Educação e Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE/UFRGS, marykonrath@globo.com.

** Liane Margarida R. Tarouco, Mestre em Ciência da Computação e Doutora em Engenharia Elétrica-Sistemas Digitais e Professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação – PPGIE/UFRGS, liane@penta.ufrgs.br.
.
** Patricia Alejandra Behar, Mestre e Doutora em Informática, Professora dos Programas de Pós-Graduação em Educação e Informática na Educação – PPGEDU e PPGIE/UFRGS, pbehar@terra.com.br
.

Nenhum comentário: