sexta-feira, novembro 19, 2010

"Fazer e Compreender na Realidade Virtual: em busca de alternativas para o sujeito da aprendizagem"

Luis de França G. Ferreira
Liane Rockenbach Tarouco
Fernando Becker

Resumo

O uso da tecnologia, mais especificamente os artefatos computacionais, como apoio à
construção de conhecimento e à aprendizagem humana, tem recebido, nos últimos tempos, um impulso extraordinariamente grande. Entre estes artefatos está as Realidades Virtuais, apoiadas intensivamente pela Inteligência Artificial. A incorporação destes artefatos na educação é extremamente promissora. Não se deve, no entanto, usar estas tecnologias de forma ingênua. O projeto, desenvolvimento e a aplicação correta destes artefatos passam, necessariamente, pelo entendimento de como o homem constrói o seu conhecimento. Este artigo aborda a possibilidade, a viabilidade e as vantagens do uso da Realidade Virtual como um artefato de apoio no aprendizado de técnicas cirúrgicas.

Palavras-Chave:
Construção do conhecimento. Aprendizagem humana. Ação instrumentalizada.
Artefatos digitais. Realidade Virtual. Construtivismo. Ciência Cognitiva. Educação médica. Cirurgias minimamente invasivas. Videocirurgias.

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