Texto da tese de doutorado de Luciano Carvalho Andreatta da Costa - PPGEngCivil/UFRGS - 2004
O tema Avaliação da Aprendizagem é muito discutido entre a comunidade acadêmica porque as opiniões são divergentes. Alguns professores avaliam os seus estudantes da mesma forma como foram avaliados na escola, e outros professores tentam implantar novas metodologias de avaliação porque não concordam com o paradigma tradicional.
Na tese mencionada acima, o autor propõe algumas reflexões:
- Será que os professores realmente permitem retomadas nos seus roteiros ?
- Que grau de importância costuma-se atribuir aos conteúdos, procedimentos, técnicas em detrimento das pessoas ?
- O que significa para o professor, no final do trajeto, ter que dizer ao seu estudante que estes terão de cumprir novamente o mesmo trajeto, o mesmo roteiro, as mesmas trilhas ?
- Que atenção é dada aos estudantes que precisam parar no meio do caminho ?
- Até que ponto se permite que se dê uma parada no meio do caminho para que possa se fazer uma reflexão sobre o trajeto, seus segredos e mistérios ?
Começo o texto de hoje com a citação do colega e que ilustra as reflexões que venho compartilhando sobre Avaliação da Aprendizagem.
Nos últimos meses, tenho presenciado uma discussão "calorosa" sobre como deve ser feito a avaliação de estudantes do Ensino Médio e superior Tecnológico, em uma instituição de ensino que tem em seu corpo docente, a maioria dos professores mestres e doutores em áreas essencialmente técnicas, e alguns professores da área das licenciaturas, além de professores da área da educação.
O que percebo é, ninguém se entende, o grupo de professores da área técnica não consegue conversar com o grupo de professores da áreas das licenciaturas e tão pouco com os professores da área da educação.
A discussão segue sobre como avaliar os estudantes, se por conceito (A, B, C ou D) ou por Notas (0 a 10,0) ?
Mas não vejo o grupo de professores discutir sobre o que é avaliar um estudante em processo de ensino e aprendizagem ? o que isso significa ? o que é necessário o estudante desenvolver ? quais habilidades ? quais competências ? o que o professor fez para proporcionar a este estudante que as habilidades e competências fossem desenvolvidas ?
Acredito que o processo de avaliação de um estudante tenha que ser constante, isto é, o estudante precisa ser avaliado em todas as aulas, considerando todas as suas dimensões. A avaliação não pode ser estanque com uma prova num dia com horário marcado e pronto.
Se esta discussão toda já gera muitas polêmicas, agora imaginem na Educação a Distância ... como deve ser a avaliação da aprendizagem de um estudante na Educação a Distância, onde o professor não tem contato presencial com o estudante, sendo esse contato apenas virtual, via um ambiente virtual de aprendizagem ?
Aqui começa a minha pesquisa de tese de Doutorado !!!!!
Como avaliar a aprendizagem em espaços educativos que fazem uso das novas tecnologias da informação e comunicação ?
Mais especificamente, como avaliar a aprendizagem na Educação a Distância ?
Sigo agora em frente com esta pesquisa ...
Cristiane Koehler.
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