quinta-feira, fevereiro 09, 2012

Professores devem monitorar uso das tecnologias em aula ?

Turma do Ensino Fudamental, Colégio Aplicação/UFRGS (2011).

Hoje, estive lendo um artigo sobre a "necessidade de monitorar o uso das tecnologias em aula pelos estudantes", publicado no portal do Terra. O texto trata da necessidade de monitorar o uso das tecnologias porque estas podem prejudicar o "rendimento escolar dos estudantes". Mas eu pergunto aqui: "O que é o rendimento escolar ?"

Acredito que se as atividades didáticas forem bem planejadas, o uso das tecnologias só tem a colaborar no processo de aprendizagem em sala de aula.

Não concordo com "monitoramento" dos estudantes no uso das tecnologias. Acredito sim, que os estudantes precisam ser "educados" para o uso adequado e responsável das ferramentas, tanto em horário de aula, quanto em casa.

Já ouvi muitos pais dizerem: "Não podemos liberar o computador para as crianças em casa. É muito cedo, eles só têm 7 e 4 anos, o que vão querer depois quando forem maiores ?" ou então "Não vamos dar um computador para as crianças porque não sabemos o que eles estarão vendo e ouvindo na internet quando não estamos por perto".

Bom, eu acredito em "educação". E "educar" não é fácil. "Educar" é trabalhoso, incomoda, desestabiliza, irrita, mas se nós que somos professores não vamos "educar" então quem "educará" ?

Os pais e professores têm como principal função a "educação" de crianças e adolescentes. Acredito que se "educarmos" os nossos estudantes para o uso adequado das tecnologias, não teremos problemas.

O problema está em todo lugar, na televisão também tem programas inadequados para as crianças, e mesmo assim, as crianças têm acesso à TV em casa sem restrições. Então, por que não podemos educá-los para o uso do computador ?

Não acredito em nada imposto e nem em monitoramento.

Monitorar não é Educar, e ponto final.

Cristiane Koehler.

Nenhum comentário: